Racionais MC’s

Assista ao BolaShow

Fui no Espaço Unimed no dia 22/11 para ver um dos únicos shows dos Racionais MC’s em 2024. Conforme Ice Blue disse em podcast, o grupo decidiu não se apresentar esse ano para focar na gravação do novo álbum (embora Mano Brown, KL Jay e Edi Rock tenham continuado com suas agendas individuais). E de fato, além do show no caótico aniversário de 94 anos da Vai-Vai em janeiro, o grupo só se apresentou no dia 22/11 e fará o repeteco no dia 29/11, no mesmo local.

O evento foi promovido pela Boogie Week.

O Show

O show foi espetacular, mas é necessário falar um pouco sobre o desgastante pré-show, embora tenha se cumprido os horários pré-divulgados. A casa abriu às 20h, e até 21h30, o público ouvia a playlist do Espaço Unimed até o início do set da DJ Esteves, que manteve-se na ativa no palco até às 23h, horário em que foram feitas as merecidas homenagens do Prêmio Griô à Leci Brandão e Nelson Triunfo. Das 23h30 até 00h30, novamente DJ Esteves no palco. Foi bastante cansativo aguardar o início do show por 4h30 em pé. Era perceptível o cansaço e a “perda do brilho” do público presente.

Agora falando do show: já fomos surpreendidos com a presença de um imenso telão em 3D que ocupou todo o palco do Espaço Unimed, com KL Jay e os demais DJs posicionados no topo do palco, e uma “entrada” central que era utilizada diversas vezes para compor o cenário. Após a entrada de Ice Blue, Mano Brown e Edi Rock, além de Lino Krizz, já pudemos entender que o show teria músicas de todas as épocas do Racionais MC’s.

E assim foi com “Pânico na Zona Sul”, “Beco Sem Saída” e “Tempos Difíceis” do EP Holocausto Urbano (1990); “Voz Ativa” do EP “Escolha O Seu Caminho” (1992); “Júri Racional”, “Fim de Semana no Parque”, “Mano na Porta do Bar” e “Homem na Estrada” do álbum “Raio-X do Brasil” (1993); “Fórmula Mágica da Paz”, “Capítulo 4, Versículo 3”, “Rapaz Comum”, “Mágico de Oz” e “Diário de um Detento” do clássico “Sobrevivendo no Inferno” (1997); “Da Ponte Pra Cá”, “Vida Loka Pt 1″, “Vida Loka Pt 2″, “Negro Drama”, “Jesus Chorou”, “A Vida É Desafio” e “Eu Sou 157” do álbum “Nada Como Um Dia Após O Outro Dia” (2002); “Mil Faces de Um Homem Leal” do documentário “Marighella” (2012); “O Mal e o Bem”, “Somos O Que Somos”, “Cores e Valores: Preto e Amarelo”, “Preto Zica” e “Eu Compro” do álbum “Cores e Valores” (2014).

Ainda teve a inédita “Malandros Online”, que estará no próximo álbum dos Racionais MC’s e contou com participação de Rael e Rincon Sapiência.

O show foi visualmente espetacular, com o telão 3D assumindo um protagonismo gigantesco ao projetar imagens muito bem feitas e contextualizadas de acordo com as músicas, dando todo o clima necessário para realmente fazer uma imersão ainda maior nos versos e batidas do grupo. Ainda guardo com espanto a força da projeção em “Diário De Um Detento”. Além disso, houve trocas de figurino para se adequar à cada época, além de dançarinos em diversas músicas.

O show terminou com “Vida Loka Pt. 2”, momento em que todos os convidados subiram ao palco e cantaram junto do público em uníssono.

Certamente um dos melhores shows da vida de cada um que esteve ali presente.

A Casa

O Espaço Unimed é hoje um dos melhores lugares para se ver show em São Paulo. É bastante organizada, pontual, banheiros muito limpos, tem área pra fumante, tem diversos caixas ambulantes e locais para pegar as bebidas, e o palco é alto o suficiente para você assistir ao show de qualquer lugar que esteja. E claro, o som é excelente em vários dos pontos.

Para o evento, a pista era única, então quem chegou mais cedo – e teve muita paciência e força física – conseguiu pegar um bom lugar para ver o show.

Todas as experiências relatadas neste post e no vídeo BolaShow são pessoais, buscando refletir com fidelidade as impressões que eu tive indo ao show.
Toda experiência - principalmente artística - é única e pode não ser a mesma de outras pessoas que foram no mesmo evento.