Não podia perder a chance de ver o Smashing Pumpkins em show solo em São Paulo. Então eu fui e recebi um dos melhores shows que vi em 2024.
O Show
O show aconteceu num domingo e o horário não poderia ter sido melhor: abertura da casa às 17h, show da banda de abertura às 19h e o show principal às 20h, terminando entre 22h e 22h30.
A abertura ficou por conta do Terno Rei, que vem conquistando muito espaço nos circuitos nacionais de música e também abrindo diversos shows internacionais. A banda declarou do palco ter sido a abertura mais especial da carreira, pois são todos fãs de Smashing Pumpkins. O setlist foi curto, entre 30 e 40 minutos, e dividiu bastante opiniões quanto à sonoridade: seria a banda ideal para abrir esse show? De toda forma, tinha muita gente curtindo muito o som deles, e muitos outros impacientes.
Pontualmente, Smashing Pumpkins subiu ao palco com “The Everlasting Gaze” e à partir daí o que pude ver foi um show de excelente qualidade técnica e performance de Jimmy Chamberlain que tem uma técnica apuradíssima na bateria, um “doido” e muito técnico James Iha na guitarra e voz, um discreto e muito preciso Jack Bates no baixo, uma “metaleira” Kiko Wong na guitarra e, pra surpresa de muitos, um sorridente, dançante e feliz Billy Corgan, que irradiava simpatia e gratidão no palco.
O setlist foi um presente para todo mundo, pois mesclou muito bem os clássicos memoráveis da banda com os trabalhos mais recentes ao longo das 21 músicas, incorporando covers de U2 (“Zoo Station”), Fleetwood Mac (“Landslide”) e Ruth Etting (“Shine On, Harvest Moon”), essas duas últimas somente voz e violão. Ao final, no bis, a banda surpreendeu e executou “Ziggy Stardust” do lendário David Bowie com James Iha assumindo os vocais e em diversas vezes emulando muito bem o timbre do falecido camaleão do rock.
Inesquecível a energia da casa quando foram executados os clássicos “1979”, “Today”, “Tonight, Tonight”, “Bullet With Butterfly Wings”, “Cherub Rock” e “Zero”.
O setlist pode ser conferido aqui
A Casa
O Espaço Unimed é hoje um dos melhores lugares para se ver show em São Paulo. É bastante organizada, pontual, banheiros muito limpos, tem área pra fumante, tem diversos caixas ambulantes e locais para pegar as bebidas, e o palco é alto o suficiente para você assistir ao show de qualquer lugar que esteja. E claro, o som é excelente em vários dos pontos.
Eu infelizmente fui de pista comum (o show tinha pista premium), mas por chegar cedo consegui pegar a grade da pista comum e a experiência foi satisfatória, sem muitas cabeças na frente.