Xênia França

Assista ao BolaShow

Fui conhecer o trabalho da cantora e compositora Xênia França, que possui dois álbuns lançados, já ganhou Grammy Latino e já se apresentou em festivais como The Town e por duas vezes no Rock In Rio.

O Show

A apresentação se iniciou com a banda em palco, luzes baixas e um telão com imagens muito bonitas e bem selecionadas dentro do contexto da artista, que entrou logo após a introdução sonora e imersiva para cantar “Futurível”, de Gilberto Gil e que faz parte de seu álbum “Em Nome Da Estrela” de 2022 (assim como “Magia”, do primeiro álbum de Djavan).

Dali em diante o público recebeu um show muito cativante e bem produzido com diversas músicas da cantora (além de um cover de “On & On” de Erykah Badu) que trafegam pelo soul, jazz, R&B e música brasileira com fortes raízes na música afro. Xênia França não se demorou a se soltar no palco e se sentir livre pra interagir com o público, seja dançando de um jeito muito único ao som de sua ótima banda e backing vocals, seja discursando em suas reflexões acerca de mistério, espaço, tempo, existência e vida.

O show é muito bonito e bem trabalhado nas luzes. Em diversos momentos instrumentais, a luz do telão fica mais forte enquanto a luz na banda e cantora ficam baixas para darem o efeito de silhueta, proporcionando uma experiência visual e sonora muito bonita. No bis, Xênia França termina sua apresentação com “Pra Que Me Chamas”, um dos seus maiores sucessos e uma música realmente contagiante.

A Casa

O show foi no galpão multiuso do Sesc Campinas, que fica do outro lado da rua onde está instalado o edifício principal da unidade campineira. Junto de uma academia muito bem equipada e uma comedoria com preços ótimos e comidas de qualidade, o galpão oferece um espaço grande e com som bem equalizado, e proporciona uma boa visualização do palco onde quer que você esteja.

O galpão multiuso é utilizado geralmente para atrações com maior demanda devido ao seu espaço amplo, enquanto o teatro, que é muito confortável e também conta com ótima visualização e som, para shows mais intimistas, pois é realmente bem limitado em assentos.

Para estacionar, se der sorte, você consegue estacionar na rua do Sesc Campinas gratuitamente. Mas existe um estacionamento com grande capacidade bem de frente ao Sesc que cobra cerca de R$ 24. Nos arredores da unidade também há muito guardador de carro disputando sua atenção enquanto tenta adentrar na única rua que dá acesso ao Sesc Campinas.

Todas as experiências relatadas neste post e no vídeo BolaShow são pessoais, buscando refletir com fidelidade as impressões que eu tive indo ao show.
Toda experiência - principalmente artística - é única e pode não ser a mesma de outras pessoas que foram no mesmo evento.